A freguesia

Castêlo da Maia é uma freguesia do concelho da Maia. Tem uma superfície de 19,36 km² e uma população de 15 452 habitantes (2011). Densidade: 798,1 hab./km².

Teve a sua origem na extinção, por agregação das antigas freguesias de Santa Maria de Avioso, São Pedro de Avioso, Gemunde, Barca e Gondim.

Foi elevada a vila a 23 de Agosto de 1986, a freguesia foi constituída na reforma administrativa de 2013.

De designação antiquíssima, o lugar do Castêlo da Maia foi, de acordo com a memória dos populares, qualificado de "vila" desde tempos imemoriais. No entanto, somente em 1986 é que o Castêlo da Maia passou a ser vila, de direito.

Em 15 de Dezembro de 1519, D. Manuel concedeu foral ao Concelho da Maia. Por essa altura o concelho abarcava toda a orla marítima entre o Porto e o Ave, estendida desde o mar até uma linha de pequenas alturas, ainda assim destacadas das terras chãs afins, desfiada desde Rio Tinto, pelos limites orientais de Alfena, de Covelas e dos Bougados, nessa época, e até 1902, a sede do Concelho situava-se no Castêlo da Maia em edifício hoje destinado a outros fins. Desde 1986, o Castêlo da Maia foi elevado á categoria de Vila constituída pelas freguesias de Barca, Gemunde, Gondim Stª. Maria e S. Pedro de Avioso.

Apesar das grandes mudanças, continuam vivas, na memória dos castelenses, as recordações nostálgicas de um passado alegremente vivido.

Hoje a Freguesia de Castelo da Maia é constituída pelas cinco extintas freguesias - Avioso Santa Maria, Avioso S. Pedro, Barca, Gemunde e Gondim - a Vila do Castêlo da Maia é ainda o reflexo de um passado rural e com história. Avioso Santa Maria com vestígios medievais e núcleos rurais bem definidos e preservados, como o de Ferreiró; Avioso S. Pedro com vestígios  da presença romana e medieval na região bem como o burburar de belezas naturais resistentes ao passar dos tempos; Gemunde com a adoração de um santo - o Santo Preto - cuja lenda, na voz popular, remonta a 1790; Barca, nomeadamente Mandim, cujos caminhos e casa rurais nos transportam para uma vivência hoje extinta mas nunca esquecida e Gondim cuja toponímia testemunha a antiguidade desta freguesia.

Apesar destes reflexos do passado, o Castêlo da Maia é hoje uma vila projetada para o futuro e com inúmeras oportunidades a oferecer à comunidade em diversos níveis:

- Educacional, com instituições de renome internacional como o CICCOPN, O ISMAI (o único estabelecimento maiato de ensino superior), o Conservatório de música da Maia, escola de ensino especializado em música que é já uma referência de sucesso nacional e internacional, o Museu Municipal, repositório de toda a História da Maia;

- Ambiental, com o trabalho pedagógico e técnico efetuado pelo Complexo Municipal de Educação e Sensibilização para o Ambiente;

- Desportivo, com os inúmeros sucessos de instituições como o Castêlo da Maia Ginásio Clube, O Sport Clube do Castêlo da Maia, a Juvemaia e o Grupo Desportivo de Avioso S. Pedro;

- Recreativo com Instituições Recreativas, Culturais e Desportivas das freguesias de Avioso S. Pedro, de Gemunde e de Gondim;

- Cultural, com o Museu de História e Etnologia da Terra da Maia e a Pró-Castêlo;

- Lazer, diurno com a possibilidade de desfrutar de zonas de descanso, de desporto e de convívio do Parque de S. Pedro de Avioso, e noturno, com o Tertúlia Castelense.

O Castêlo da Maia ao enquadrar em si mesmo a industria e a tecnologia, a investigação científica e o ensino e também a cultura, reúne os elementos fundamentais para o progresso neste novo milénio, desde que os saiba conciliar e dos mesmos retirar todas as suas potencialidades.

Esta é a imagem de uma Freguesia que no passado contribuiu para a identidade do Concelho da Maia e que no presente reflete um futuro de sucesso.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Contactos

Rua Padre Domingos da Silva, 40

4475-124 Maia

Tel. +351 229 823 315

Fax +351 229 823 316

geral@jfcastelodamaia.pt